O Brasil está investindo no turismo halal, pois busca aumentar o número de turistas vindos de países de maioria muçulmana. Um relatório recente de uma agência de notícias relatou isso.
O país sul-americano já é o maior produtor e exportador mundial de carne halal.
Pretende agora entrar no lucrativo mercado de catering para turistas muçulmanos.
É uma indústria que gera US$ 238 bilhões todos os anos.
Ali Zoghbi, secretário-geral da Academia Halal Internacional, disse ao veículo que tanto o estado de São Paulo quanto o Distrito Federal estão fazendo esforços para se tornarem destinos turísticos amigos dos muçulmanos.
“Acreditamos que São Paulo tem diversas vantagens quando se trata de receber turistas muçulmanos, por isso começamos a trabalhar em conjunto com a secretaria de turismo do estado para desenvolver um programa para qualificar hotéis, restaurantes e empresas de transporte para receber muçulmanos”, disse Zoghbi, que também é vice-presidente da certificadora halal Fambras Halal.
“Os ajustes necessários não são tão exigentes, mas alguns detalhes são importantes, como incluir nos quartos adesivos mostrando a qibla [direção de Meca], retirar álcool dos quartos para hóspedes muçulmanos e separar toda a carne de porco dos demais itens do restaurante. cardápio.”
Como capital financeira e turística do país, São Paulo é conhecida pela sua população diversificada, incluindo uma comunidade muçulmana centenária e várias mesquitas, incluindo a Mesquita Brasil, a mesquita mais antiga do país e uma das mesquitas mais antigas do continente.
“É a principal porta de entrada para o Brasil e o destino mais importante para os empresários do mundo islâmico”, observou o relatório.
Ana Clemente, coordenadora de turismo do estado, disse ao Arab News: “Desenvolvemos um guia turístico voltado para os muçulmanos, que inclui informações sobre as mesquitas da região, consulados de países de maioria muçulmana e atrações turísticas”.
Com uma estimativa de 1,2 a 2 milhões de muçulmanos, o Brasil abriga a maior comunidade muçulmana da América Latina.
Diz-se que o Islã no Brasil chegou ao país com povos escravizados de regiões muçulmanas da África Ocidental.
Mais tarde, juntar-se-iam a eles um número significativo de imigrantes muçulmanos dos actuais Líbano e Síria e outras ondas de imigração.