O Brasil permitirá a entrada sem visto para turistas americanos, canadenses e australianos até 10 de abril de 2024. A exigência de visto de turista foi definida para entrar em vigor em 4 de janeiro de 2024.
O governo brasileiro decidiu adiar sua reintrodução para atrair mais turistas e evitar transtornos, pois o país ainda trabalha na finalização do novo sistema de vistos.
Portadores de passaportes dos EUA, Canadá e Austrália continuarão a poder entrar no Brasil sem visto, já que este último decidiu adiar a reintrodução da exigência de visto de turista até abril de 2024.
Esta é a segunda vez que o Brasil adia a reintrodução de requisitos para obtenção de vistos de turista para cidadãos dos EUA, Canadá e Austrália, com as autoridades afirmando que a entrada sem visto só será possível até 10 de abril, relata VisaGuide.World.
Os requisitos de visto de turista do Brasil foram definidos para entrar em vigor em 4 de janeiro de 2024. No entanto, como parte do plano do país para ajudar a indústria de viagens e turismo, o governo brasileiro decidiu fazer um adiamento de três meses.
A exigência de visto de turista para americanos, canadenses e australianos foi suspensa em 2019 com decisão do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Naquela época, Bolsonaro disse que ao eliminar a exigência de visto, o país pretendia atrair mais turistas para o país.
No entanto, apesar da decisão do Brasil, os três países continuaram a exigir vistos para cidadãos brasileiros.
Como explica a Associated Press, o Brasil exige vistos baseados em princípios de reciprocidade histórica e igualdade de tratamento.
A exigência do visto de turista foi inicialmente adiada pelo governo em 1º de outubro. O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, definiu 10 de janeiro de 2024 como o novo prazo até que fosse feito o último anúncio sobre o último adiamento.
Na semana passada, o Presidente anunciou que o país ainda está a trabalhar na finalização do novo sistema de vistos. Para evitar a implementação do novo sistema numa altura em que o movimento de e para os três países é muito elevado e para atrair mais turistas, o país decidiu manter as regras atuais em vigor até abril.
Assim que o novo esquema começar a ser aplicado, os americanos, canadenses e australianos que visitarem o Brasil terão que solicitar um visto, e os candidatos qualificados terão a opção de um visto eletrônico.
Atualmente, a taxa do visto gira em torno de US$ 80 e, uma vez obtido, o documento permanece válido por um período de dez anos.
Embora cidadãos dos EUA, Canadá e Austrália possam entrar no Brasil sem a necessidade de passar pelo processo de visto, o caso não é o mesmo para cidadãos de dezenas de países.
Ao solicitar um visto brasileiro, os solicitantes devem apresentar diversos documentos. Eles são obrigados a apresentar o passaporte, o formulário de inscrição totalmente preenchido, a passagem de ida e volta, comprovante de recursos suficientes e comprovante de acomodação garantida, entre outros.