A exigência do Brasil de que a prova de fundos seja incluída no pedido de visto não é única.

Jan 25, 2024

Os viajantes dos EUA com destino ao Brasil precisarão novamente de um visto em mãos antes de embarcar no voo, a partir de 10 de abril de 2024. O Brasil atualmente exige vistos para cidadãos dos EUA que viajam no país para outros fins que não viagens de lazer. Os vistos serão exigidos para todos os viajantes, independentemente do propósito da viagem, em abril.

O Brasil havia originalmente dispensado a exigência de visto para viajantes dos EUA que permanecessem por menos de 90 dias para fins de lazer em 2019. A isenção de visto estava originalmente prevista para terminar em outubro de 2023, mas foi adiada para janeiro de 2024 e agora para abril. No momento do anúncio, o governo brasileiro explicou que as isenções de visto para os Estados Unidos e vários outros países terminariam até que novos acordos de reciprocidade fossem alcançados com esses países. Atualmente, os Estados Unidos exigem que os viajantes brasileiros tenham visto para entrar no país.

Os viajantes americanos podem solicitar um visto eletrônico ou e-visto do governo brasileiro online antes de viajar. O visto eletrônico custa US$ 81 por pessoa e é válido por dez anos, permitindo múltiplas entradas e saídas. O governo observa que o processamento de um visto eletrónico pode demorar até cinco dias úteis, mas recomenda-se que os viajantes iniciem o processo até dois meses antes da viagem, permitindo atrasos que possam surgir se as autoridades consulares exigirem documentação adicional.

Para se inscrever, os viajantes devem ter um passaporte válido dos EUA, um pedido de visto on-line preenchido, uma foto estilo passaporte para enviar com a solicitação, confirmação de reserva de ida e volta ao Brasil via aérea ou escala de cruzeiro e comprovante de pagamento de passagem aérea ou bilhete de cruzeiro. Os viajantes também devem comprovar que não dependerão de recursos públicos durante sua estadia no Brasil, o que pode ser feito fornecendo um extrato bancário mostrando as transações dos últimos 30 dias e mostrando um saldo superior a US$ 2.000, comprovante de renda ou um extrato do cartão de crédito, mostrando crédito suficiente disponível. Os viajantes também devem ter duas páginas em branco no passaporte, que também devem ser assinadas e válidas durante a estadia pretendida no país.

Alguns viajantes podem achar oneroso o requisito de comprovação de fundos suficientes, mas vale a pena notar que, embora isso não seja típico para pedidos de visto, a maioria dos países reserva-se o direito de recusar a admissão a viajantes que não possam demonstrar acesso a dinheiro suficiente para sustentá-los durante a sua estadia sem necessidade de aceder a fundos públicos. A maioria dos países, incluindo os Estados Unidos, deixa isto para avaliações individuais por parte dos agentes de inspeção de imigração nos portos de entrada. Em vez de um valor definido, é comum que os agentes de inspeção baseiem suas avaliações no tempo de permanência declarado do viajante.

A exigência do Brasil de que a prova de fundos seja incluída no pedido de visto não é única – os viajantes que solicitam vistos para entrar na vizinha Bolívia também devem demonstrar acesso semelhante a fundos durante a sua estadia. Embora não haja nenhum requisito declarado para portar comprovante de fundos suficiente depois que um visto de entradas múltiplas for aprovado, ele ainda pode ser exigido para cada entrada individual no país, independentemente do visto, por isso vale a pena que os viajantes levem essa documentação consigo para cada entrada.

Embora os vistos sejam eletrônicos, as autoridades brasileiras recomendam que os viajantes levem uma cópia impressa do seu visto eletrônico, além do passaporte, nos portos de entrada do país. Como a maioria dos voos dos Estados Unidos para o Brasil são noturnos, os viajantes em voos que partem em 9 de abril também devem possuir um visto eletrônico para chegada em 10 de abril. levar em conta a possibilidade de atrasos nas viagens que chegam ao Brasil.

Postagens relacionadas